Antes de entrar no assunto sobre o que são problemas hormonais, precisamos esclarecer para que os hormônios servem e onde atuam, só assim, entenderemos como os problemas hormonais podem trazer graves efeitos no nosso corpo.

Para compreender melhor, hormônios são substâncias produzidas pelo nosso corpo através das glândulas endócrinas e que são liberadas para a corrente sanguínea e atuam como sinalizadores químicos.

Eles são os responsáveis por regular nossas respostas fisiológicas, morfológicas e bioquímicas, atuando em diversas áreas do nosso corpo, desde o crescimento da pessoa até suas funções reprodutivas e muito mais.

O que são problemas hormonais?

Os problemas hormonais surgem quando existe um desequilíbrio hormonal durante muito tempo e que não foi tratado.
Nosso corpo possui muitas glândulas endócrinas, entre elas glândula pituitária , tireóide , timo , glândulas supra-renais , e o pâncreas.

O desequilíbrio hormonal pode surgir pelo excesso de hormônios ou pela falta deles, assim como problemas nas glândulas endócrinas.

Quais as causas do desequilíbrio hormonal?

Existem inúmeras causas que causam o desequilíbrio hormonal, entre elas, o estresse, má alimentação, falta de exercícios físicos, predisposição familiar, gravidez, lactação, pílulas anticoncepcionais e cosméticos.

O desequilíbrio hormonal afeta mais mulheres, devido ao ciclo menstrual, gravidez e menopausa, mas também pode afetar homens, principalmente após os 50 anos devido à andropausa.

Sintomas do desequilíbrio hormonal

O desequilíbrio hormonal e os problemas hormonais possuem inúmeros sintomas, alguns sintomas são iguais para homens e mulheres, e outros não.

Entre os sintomas comuns estão:
Insônia
Acne
Má digestão
Cansaço crônico
Ansiedade e irritabilidade
Depressão
Excesso de fome
Dor de cabeça frequente
Suor excessivo
Diabetes
Mudança drástica de peso
Queda de cabelo e
Problemas de memória.

Para os homens, o desequilíbrio hormonal pode ainda diminuir a força muscular, causar a disfunção erétil, infertilidade e reduzir a libido.

No caso das mulheres, o desequilíbrio hormonal pode causar síndrome dos ovários policísticos, infertilidade, dor e sensibilidade nos seios, TPM, alterações de humor e baixa libido.

Doenças causadas por problemas hormonais

Quando agravado e caso não seja tratado, os problemas hormonais podem evoluir e se tornarem doenças muito prejudiciais.
Entre essas doenças, a Diabetes, Hipertireoidismo, Hipotireoidismo, Doença de Cushing, Doença de Addison, Acromegalia, Baixa estatura em crianças, Infertilidade masculina e feminina, Síndrome plurimetabólica, Osteoporose, Doenças das supra-renais e Doenças neoplásicas da tireóide

Tratamento para problemas hormonais

Para fazer o tratamento dos problemas hormonais, normalmente se dá através de reposição hormonal. A pessoa que está sentindo os sintomas, deve procurar um endocrinologista, urologista (no caso dos homens) ou ginecologista (no caso das mulheres).

Em algumas situações, o tratamento pode ocorrer de forma multidisciplinar, onde mais de um especialista é responsável pelo tratamento, isso geralmente acontece quando os problemas hormonais já causaram algum problema maior, como diabetes, obesidade, síndrome dos ovários policísticos e muito mais.

Para que os problemas hormonais não evoluam e se tornem realmente perigosas, é preciso tratar logo no ínicio, confira Confira a lista de médicos endocrinologistas que atendem através da Aliança. É só clicar: https://aliancaplano.com.br/convenio/endocrinologia