Ensinar uma criança a ter uma boa higiene bucal vai muito além de apenas prezar pelos seus dentes naquele momento, afinal, a higiene bucal deve ser algo presente na vida da criança antes mesmo do nascimento dos seus primeiros dentes de leite. É imprescindível que ainda bebê os pais limpem a gengiva utilizando um massageador de gengivas junto a gazes umedecidas.
Após essa fase, ensinar o seu filho a ter uma boa higiene bucal, seja através do próprio exemplo ou utilizando outros métodos, fará com que a criança crie o hábito de cuidar bem dos dentes, o que significa que, futuramente, será um adulto ainda cuidadoso. Se você ficou curioso para saber quais são os cuidados essenciais com a higiene bucal de uma criança, continue lendo a matéria!

Não basta apenas escovação

Ensine seu filho desde o início que para ter uma boa higiene bucal, não basta apenas escovar os dentes quando se lembra disso. Para que se mantenha uma boca saudável, é necessário pelo menos 3 escovações por dia ou após as refeições. Para melhorar a experiência, uma boa dica é deixar a criança escolher a própria escova entre alguns modelos que sejam específicos para sua idade. Para saber a quantidade ideal de escovação é necessário passar por consulta com o dentista. Somente o profissional saberá afirmar sobre tipo de pasta de dentes e se a
escovação não afetará o esmalte dentário.
Em determinado momento, a criança irá querer escovar os dentes por conta própria, você pode e deve incentivá-lo, mas escove uma segunda vez após isso, crianças até 8 anos não costumam conseguir escovar seus dentes direito. Além da escovação, ensine a criança a ter o hábito de usar o fio dental e flúor, quando ainda muito novo, uma vez por dia, é o suficiente.

Cuidado com a Alimentação

O trabalho de prevenção é tão importante quanto manter uma boa higiene bucal. Por causa disso, tenha cuidado com a alimentação do seu filho. Quando a criança ingere muito amido, açúcar e carboidratos, isso o deixa mais propenso a ter cáries. Uma crianças com cáries ainda com os dentes de leite, tem mais predisposição a ter cáries nos dentes permanentes. Opte por uma alimentação mais natural e saudável possível, rica em frutas e carnes, além de fazer bem a saúde, ajuda a fortalecer os dentes.

Crie o hábito de ir ao dentista

É muito importante que seu filho não veja o dentista como um vilão que deve ser evitado a todo custo. Ao contrário, criando o hábito desde pequeno, você tem a capacidade de criar uma impressão melhor, e tornar a situação muito mais leve. Para que a criança perca o medo, você pode optar por marcar consultas conjuntas, ver que você não teme o dentista, dará forças a criança para também não temer.
Outra forma de criar um hábito de ir ao dentista, é premiar o seu filho após cada consulta de forma indireta, para que ele não aguarde a recompensa por algo, mas associe a felicidade do prêmio a esse novo hábito.

Confira a lista de clínicas odontolóficas que atendem através da Aliança Planos. É só clicar: https://aliancaplano.com.br/clinica-odontologica/